quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Uma trama diabólica

Gente, essa discussão em torno da existência do Acre já caducou, não é mesmo? É um caso clássico da discussão que ficou maior que o mito. De tanto se falar no Acre ele criou corpo e passou a ter existência concreta, mesmo que no imaginário popular. Por isso, proponho agora que discutamos a existência de outra entidade federativa que sempre me pareceu muito mais improvável que o Acre: Roraima.
Quando eu nasci Roraima ainda era um território, ou seja,  foi há pouquíssimo tempo (se levarmos em consideração que a espécie humana habita o planeta há uns 10 milhões de anos). Como território, era muito difícil convencer as pessoas de que era uma coisa real e, numa estratégia digna da KGB russa, o governo transformou a lenda em estado. Como estado sua existência se fortalece e as suspeitas sobre essa ficção são desviadas. Mas eu nunca me convenci.
Se você pedir ao Google para acessar imagens de Roraima, verá que 90% delas são dessa formação que aparece na foto a seguir. Os outros 10% são fotos inespecíficas que poderiam ser de qualquer lugar. Mas voltemos a foto símbolo de Roraima, o que lhe parece? Um lugar místico, não é mesmo? A mesa de pedra flutuando entre as nuvens. É isso que Roraima é, um tabuleiro flutuante, ou seja, a porra do lugar não existe!

Quer ver mais um indício da inexistência do lugar? Sabe como é o nome do governador de lá? José de Anchieta Junior. Isso meus amigos, não só têm a cara de pau de inventarem um nome para o suposto ocupante do cargo, como blasfemam contra um jesuíta ilustre de nossa história, afirmando que ele deixou um filho naquelas paragens. O religioso saciou sua sede de forma promíscua em cima de uma mesa no céu!
Mas a informação que coloca um ponto final em qualquer dúvida que você ainda tenha sobre esse assunto, eu vou contar agora. Eu te pergunto, alguém pode acreditar na existência de um estado que não tenha um time de futebol? Por pior que seja, todo estado tem um time; é futebol, gente; estamos no Brasil. Pois bem, um dos participantes da Copa do Brasil de 2010, era o Atlético Roraima. Para participar do campeonato, o suposto time do suposto estado, montou uma equipe com 23 jogadores de.... Porto Alegre! Me diga, como é possível um estado não ter nenhum jogador para representá-lo? Essa é uma prova inequívoca da inexistência de Roraima. E para que não fique nenhuma dúvida, olhe fixamente para o emblema do time.  

É um Internacional? É um Fluminense? Não! É a sua imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário